Óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. A natureza produz, guarda e libera os óleos essenciais nas plantas. Esses compostos totalmente vegetais trazem benefícios para a saúde e o bem-estar físico e emocional através da aromaterapia. Eles têm diversas funções, como relaxar, animar, preservar alimentos, curar, desinfetar e até servir como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural. Basta conhecer as propriedades de cada óleo essencial.
As plantas produzem, armazenam e liberam os óleos essenciais, que são extraídos por técnicas como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Os óleos essenciais contêm terpenos, que são compostos orgânicos voláteis (COV ou VOC em inglês) que podem ser obtidos das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos de plantas.
Óleo de coco natural: para que serve e como usar Os terpenos podem se combinar com outras substâncias ou entre si e formar outros compostos químicos, como o mentol, cânfora, vitamina A, esqualeno, limoneno e o farnesol. Além disso, os terpenos são muito reativos com outros compostos presentes no ar, como ozônio, nitrato e hidróxidos.
1 - Benefícios dos óleos essenciais
2 - Quais são os óleos essenciais mais usados?
3 - Como usar os óleos essenciais?
Os terpenos são a classe mais importante de substâncias químicas secretadas pelos vegetais e são derivados de uma molécula (isopreno) formada por várias ligações de carbono. O nome terpeno vem da terebintina, que é uma resina proveniente dos troncos de pinheiros. A palavra terpeno tem origem grega e significa cheiro agradável. Mas os terpenos não estão presentes apenas nos pinheiros e nas coníferas. Eles são encontrados em frutas cítricas (como a laranja), nos eucaliptos, roseiras, entre outras.
Alguns óleos, como os de eucalipto, lavanda, canela, tomilho e melaleuca têm ação antisséptica, anti-inflamatória e antibacteriana. Eles podem causar danos às estruturas celulares de bactérias e fungos como Escherichia coli e Cândida albicans. Existem também equipamentos que usam os terpenos presentes nos óleos essenciais para purificar e higienizar o ar. Assim, poluentes que podem prejudicar a saúde são eliminados.
Como fazer óleo de alecrim caseiro Há também as propriedades expectorante e diurética, que podem ser obtidas pelo uso do óleo essencial de eucalipto ou pelo óleo essencial de alecrim, por exemplo. Mas cuidado: nunca use nenhum medicamento sem orientação médica ou de um aromaterapeuta. Os óleos essenciais são naturais, mas não deixam de ser remédios que podem provocar efeitos colaterais. Outros benefícios estão relacionados aos efeitos no trato gastrointestinal, reduzindo espasmos, e agindo contra a insônia, dos óleos essenciais de menta e de verbena, que têm propriedades sedativas.
Especialistas também descobriram que esses óleos podem ser usados para reequilibrar o cérebro. Isso porque os óleos são solúveis em gordura e o cérebro é composto principalmente de gordura.
Mas um dos principais motivos da eficácia dos óleos é que seus compostos voláteis são bem pequenos. Isso os torna bastante adequados para atravessar a barreira hematoencefálica. Ela é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central de substâncias potencialmente tóxicas presente no sangue. Ao atravessarem essa barreira, os óleos essenciais podem interagir com os receptores no sistema nervoso central para auxiliar no equilíbrio e apoiar a cura. Orgânicos e naturais Quais são os óleos essenciais mais usados? Óleo essencial Propriedades Alecrim Analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, estimulante e tônico Camomila Antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante e tônico Eucalipto Analgésico e antisséptico Hortelã Analgésico, antisséptico, anti-inflamatório e estimulante Lavanda Cicatrizante, estimulante e tônico Limão Antisséptico e anti-inflamatório Melaleuca Analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante e tônico Sálvia-esclareia Relaxante.
Bailinho Gigantes da Lira e Alphabeto promete animação para toda a família em fevereiro
A 4ª edição...
O Réveillon 2025 na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes será marcado por um espetáculo de...
Leia maisArte e Criatividade no VillageMall: Oficina com LEGO® e Exposição de Heberth Sobral
Para celebrar...