Bar do Oswaldo as melhores batidas na Barra da Tijuca

Bar do Oswaldo as melhores batidas na Barra da Tijuca

Bar do Oswaldo: as melhores batidas na Barra da Tijuca



Bar do Oswaldo


O Bar do Oswaldo não é apenas um estabelecimento, é uma instituição na Barra da Tijuca e uma parte importante da história carioca. Fundado em 1946 por Oswaldo Cardozo, esse bar conquistou o coração de cariocas e visitantes ilustres ao longo dos anos, incluindo personalidades como Getúlio Vargas, Garrincha e Mussum.

 

A verdadeira estrela do Bar do Oswaldo é, sem dúvida, sua lendária batida. A história dessa bebida icônica é contada por Rommel Cardozo, filho de Oswaldo, que nos leva a uma viagem no tempo até a Barra da Tijuca dos anos 40.



Sr. Oswaldo


Naquela década, Oswaldo Cardozo criou uma bebida chamada “coquinho”. A receita era única: ele fazia três furos em um coco, esvaziava seu conteúdo e misturava a água de coco com cachaça de alta qualidade e canela. O coquinho era então selado com três rolhas e enterrado por uma semana. Essa mistura resultava em uma bebida aromática que conquistou os frequentadores do bar, principalmente os homens.


Para atender às mulheres que frequentavam o bar, Oswaldo criou a “Branquinha de Neve”. Esta bebida suave era feita com vodca, polpa de coco e açúcar, e logo se tornou uma favorita entre o público feminino. Eventualmente, os homens também se renderam a ela, especialmente quando limão foi adicionado à mistura.

A fama dessas batidas cresceu e, em 2010, elas foram oficialmente reconhecidas como patrimônio imaterial. Sabores como coco, amendoim, maracujá e morango se tornaram clássicos e continuam sendo apreciados até hoje.

 

O Bar do Oswaldo viu a Barra da Tijuca passar por transformações ao longo das décadas, mas manteve seu charme e autenticidade. Localizado no Largo da Barra, agora conhecido como Barrinha, o Bar do Oswaldo foi testemunha das transformações da Barra da Tijuca. Em sua fundação, a região era uma parte praticamente desabitada do Rio, um contraste gritante com a Barra agitada de hoje.



bar do Oswaldo 

Reza a lenda que suas batidas tem um ingrediente secreto e afrodisíaco por isso foi um refúgio para casais tímidos que buscavam coragem antes de partir para os motéis que ficavam na mesma rua. Foi palco de histórias de amor, encontros e despedidas.

 

Em abril 2022, um incêndio devastador atingiu o bar, levando embora parte de sua história, mas não sua essência. Com a determinação da família Cardozo e a ajuda dos amigos e fregueses fieis , o Bar do Oswaldo reabriu em julho de 2022 mantendo viva a tradição das batidas e o legado de seu fundador.

 

Visitar o Bar do Oswaldo é mais do que saborear bebidas incríveis; é mergulhar na rica história da Barra da Tijuca e celebrar a cultura carioca. Com seu gestor Rommel Cardozo à frente, este ícone continua a brilhar e a encantar uma nova geração de frequentadores. Este é um lugar onde as memórias são criadas, e as histórias são contadas em cada gole. E assim, o Bar do Oswaldo permanece como uma joia da cidade maravilhosa.

 

batidas do oswaldo

Artigos recentes

Rio Wine Food Festival no VillageMall na Barra da Tijuca

Rio Wine Food Festival no VillageMall na Barra da Tijuca

Rio Wine Food Festival no VillageMall

Vinícolas & Atrações paralelas

Rio Wine Food Festival Ch...

Leia mais
Arraial na Barra da Tijuca

Arraial na Barra da Tijuca

Está aberta a temporada das festas juninas! No Rio de Janeiro, a tradição mistura o forró com um toq...

Leia mais
Aeroporto de Jacarepaguá terá voos internacionais

Aeroporto de Jacarepaguá terá voos internacionais

Aeroporto de Jacarepaguá Anuncia Voos Internacionais a Partir de Julho
O Aeroporto de Jacarepaguá, l...

Leia mais
WhatsApp